FANDOM

Torno1

Torno mecânico

Se denomina torno mecânico (do latim tornus, e este do grego τόρνος, gire, vuelta) uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar (presa em um cabeçote ou fixada entre os contra-pontos de centragem) enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas.

O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular.

Basicamente é composto de uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeçote fixo. A composição da máquina contém ainda duas superfícies orientadoras chamadas barramento, que por exigências de durabilidade e precisão são temperadas e retificadas. O barramento é a base de um torno, pois sustenta a maioria de seus acessórios, como lunetas, cabeçote fixo e móvel, etc.

Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.

Através deste equipamento é possível confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos.

Com o acoplamento de diversos acessórios, alguns mais comuns, outros menos, o torno mecânico pode ainda desempenhar as funções de outras máquinas ferramentas, como fresadora, plaina, retífica ou furadeira.

Pelo desenvolvimento do torno mecânico, a humanidade adquiriu as máquinas necessárias ao seu crescimento tecnológico, desde a medicina até a indústria espacial. O torno mecânico é a máquina que está na base da ciência metalúrgica, e é considerada a máquina ferramenta mais antiga e importante ainda em uso.

Cuidados com a Segurança

Extremo cuidado é necessário ao operar este tipo de máquina, pois por ter suas partes giratórias, necessariamente expostas, pode provocar graves acidentes. Nunca devem ser utilizadas luvas, correntes, anel, roupas com mangas compridas e folgadas por que podem ser "arrastadas" pelos movimentos giratórios dos componentes. As castanhas necessariamente devem ficar protegidas com anteparos, preferencialmente, transparentes, como Policarbonato, e ter um sistema de intertravamento de segurança.

Classificação

Este equipamento também possui uma classificação em relação ao trabalho efetuado, ao formato e disposição de sua estrutura ou sobre sua operação e acionamento:

Torno CNC
Máquina na qual o acionamento dispensa o operador; o acionamento é feito por Comandos Numéricos Computadorizados(CNC)
Torno Revolver
Torno com o qual é possível executar processos de usinagem com rapidez, em peças pequenas seriadas.
Torno Vertical
Usado para trabalhar com peças de grande diâmetro e elevado peso;
Torno Horizontal Universal
Usado para várias funções principalmente em peças de pequeno diâmetro e grande comprimento.
Torno Automático
Máquina na qual o acionamento dispensa o operador; o acionamento é feita por mecanismos e cames.
Torno de Repuxo
Máquina usada para deformar chapas (Ex.:fazer panelas)
Torno Copiador
Máquina na qual o acionamento dispensa o operador; o acionamento é feita por sistema hidraulico ou pneumático.
Torno para madeira
Máquina simples que dispensa o uso de carros, a ferramenta manual é apoiada em suportes próprios.

Veja também: