FANDOM

Contrôle Numérico Computadorizado (CNC) refere-se à automação de máquinas-ferramentas ou dispositivos que são operados por comandos programados abstratamente e codificados num meio de armazenamento, por computador, CLP ou DSP. A automação emula com vantagens o contole manual através de volantes ou alavancas, ou mecanicamente através de cames ou fluidos.

As primeiras máquinas automáticas com controle programado foram construídas no século 19, principalmente os teares, com base nos equipamentos já existentes foram modificados para mover os controles seguindo pontos determinados numa fita perfurada . Estes mecanismos iniciais foram rapidamente aperfeiçoados e utilizados em variadas situações.

Nas décadas de 1940 e 1950, surgiram as primeiras máquinas analógicas e digitais controladas por computador, criando o moderno controle numérico computadorizado, revolucionando os processos de usinagem.

thumb|left|480px

Os modernos CNCs são altamente automatizado através de programas CAD (Desenho assistido por computador) e CAM (Manufatura Auxiliada por Computador). Esses programas produzem um arquivo de computador que é interpretado para extrair os comandos necessários para operar uma determinada máquina através de um pós-processador, e depois carregados nas máquinas CNC para a produção.

Uma vez que qualquer componente particular pode exigir o uso de um número de diferentes ferramentas de brocas, serras, etc, as máquinas modernas muitas vezes combinam a troca de várias ferramentas numa "célula" única para terminar o serviço; em outros casos um número de diferentes máquinas são utilizadas com um controlador externo e operadores humanos ou robóticos para mover o componente de máquina para máquina. Em ambos os casos, a complexa série de passos necessários para produzir qualquer parte é altamente automatizado e produz uma peça que se aproxime do design CAD ​​original.

Veja também: